JMJ - "Acampamento da Fé"

Passando ao lado de manifestações “anti-jornadas”, de um calor bastante intenso e de uma multidão que esgotava espaço nas ruas e transportes da capital espanhola, o grupo da Família Teresiana conseguiu ir até ao fim das Jornadas Mundiais da Juventude que ficaram na história pelo grande número de participantes, no aeródromo de Cuatro Vientos o ponto alto deste mega festival da juventude.

As sombras eram escasas e tudo era bem aproveitado em função de tais

No dia 20 de Agosto, Madrid tinha um só caminho: aquele que ia dar ao aeródromo de Cuatro Vientos. Debaixo de um calor abrasador milhões de pessoas começaram a encher os hectares destinados à conclusão das JMJ. Sem nenhuma sombra a não ser as das capelas, dos bares e dos serviços de emergência (locais que não eram permitidos servir de abrigo), a única forma de acalmar o calor sufocante do centro ibérico era os tanques dos bombeiros que a toda a hora passeavam por entre a multidão com a mangueira aberta. Os avisos vindos do palco eram muitos: “Bebam muita água, não tenham a cabeça descoberta, refresquem-se muito, toneladas de água vem a caminho para estarem sempre frescos!”.
Os bombeiros eram a grande atracção da tarde, todos corriam para eles assim que eram vistos por perto


Qual não terá sido o espanto da multidão internacional presentes naquele “forno natural”, quando começou escurecer mais cedo devido às nuvens cinzentas que começavam a cobrir os céus. O papa já estava a chegar e ainda havia uma réstia de esperança entre aqueles que o aguardavam de que a tempestade fosse apenas passageira, mas quando o santo padre entrou no aeródromo e iniciou a vigília o tempo piorou, todos se prepararam para o pior que acabou por acontecer momento depois. A água que caía do céu era bem mais veloz e desagradável que a que de tarde saía das mangueiras dos carros bombeiros. Ainda assim, e depois da vigília interrompida durante uns momentos, os milhares de jovens não arredaram pé dos sítios onde estavam, tornando o espaço num santuário juvenil pela imensa mostra de fé que todos os jovens demonstraram.
As luzes do cenário acenderam muito antes do anoitecer habitual

A chuva amainava e ouvia-se a marcante frase “Esta és la juventud del papa!” e saindo debaixo de um guarda-chuva que o abrigava Bento XVI agradeceu a todos pela imensa fé demonstrada. Na televisão espanhola este acontecimento tão intenso era intitulado de “Acampamento da Fé”. A vigília continuou e a chuva voltou a ameaçar, mas o vento estava tão quente e abafado que tudo secou rapidamente, quase como um milagre. Emocionado com tanta fé, o papa Bento XVI terminou a vigília e retirou-se. Seguiu-se um espectáculo de fogo-de-artifício e uma noite calma e de convívio.
No fim da Vigília o fogo-de-artificio conseguiu alegrar o espirito da multidão e assim incentivar a noite de convivio que se seguiu

1 comentário:

Anónimo disse...

E nesse dia, o Rui Canatário fez anos... eh eh 18 anos