JMJ - Testemunhos IV

«Nos passados dias 16 a 21 de Agosto vivemos, em Madrid, as Jornadas Mundiais da Juventude 2011, uma experiência enriquecedora, mágica e intensa vivida como MTA e em família, a nossa Família Teresiana.


[...] 

Tivemos momentos de oração, de catequeses, Eucaristias, conhecimento das nossas raízes em Ávila com um Encontro da Família Teresiana, e também muitos momentos de convívio, animação e alegria com nuestros hermanos espanhóis e mexicanos, onde nos sentimos verdadeiramente em família, acolhidos e com o coração preenchido…e como isso é incrível, pois pessoas que não se conheciam e que pertencem a sítios e culturas diferentes viveram momentos de união sinceros e de uma grande profundidade, sentindo os verdadeiros laços desta grande família e vivendo o carisma do MTA em sermos cristãos de verdade no próprio ambiente.
Os dias que se seguiram foram simplesmente mágicos, as palavras não chegam para exprimir o que se sentiu! Dia 19 os jovens estavam espalhados pelas ruas e praças de Madrid com uma alegria imensa, a cantar e a dançar, ansiosos pela chegada do Santo Padre ao momento da Via Sacra, que foi um momento de oração magnífico, com leituras claras e imagens e músicas que nos convidavam ao silêncio e à interioridade. Dia 20 todos nos encontrámos com o Papa no aeródromo de Cuatro Vientos onde permanecemos até dia 21 pela hora de almoço. O ambiente que se viveu foi incrível, pois antes da chegada do Santo Padre houve bastante convívio, música, diversão, sempre com um comportamento exemplar e responsável, que só poderia acontecer tendo Deus no meio de nós. Quando a noite caiu chegou o Santo Padre e uma chuva imensa teve início; foi incrível ver que nenhum jovem saiu do seu local e ali permanecemos todos no “acampamento da fé” gritando aquilo que o Santo Padre mais gostou de ouvir: “Esta es la juventude del Papa…”. Após toda esta demonstração de persistência na fé a vigília de oração teve início, onde se adorou o Santíssimo, mais um pequeno milagre aconteceu; 1,5 milhão de jovens fez silêncio e orou profundamente, as lágrimas de alegria escorriam por muitas faces e o brilho de felicidade nos olhos de todos era enorme! Benedicto XVI despediu-se dos jovens com um grande orgulho e convidando-nos a estar presentes com a mesma fé na missa de envio.


[...] 

As Jornadas Mundiais da Juventude terminaram com 1,5 milhão de pessoas a cantar alegremente o hino  desta JMJ: “Firmes na fé, caminhamos em Cristo, Nosso amigo, nosso Senhor. Glória a Ele para sempre, glória a Ele para sempre! Caminhamos em Cristo, firmes na fé.”
De tudo o que vivi posso partilhar que foi uma semana que contribuiu muito para o meu crescimento na fé, na minha relação de amizade com Deus. Vim preenchida destas jornadas, com o coração cheio de um amor e uma paz imensa e com uma enorme vontade de anunciar como é bom amar a Deus e ser amada por Ele, que tem um projecto de vida maravilhoso para mim e para todos os que n´Ele acreditam. De facto foi óptimo presenciar que os jovens deste mundo são uma geração em que vale a pena acreditar, pois somos corajosos e fortes e temos a obrigação de anunciar este amor de Deus pelo mundo, como tão delicadamente nos disse o Santo Padre.

A nossa vida por Madrid terminou com a despedida da família teresiana no Colégio onde tão bem fomos recebidos, Colégio Jesus Maestro. (...) A música da nossa família ecoava pelas ruas de Madrid “Somos una familia y un auténtico mogollón, una iglesia divertida, que donde vamos armamos la de Dios.”…e assim demos início à nossa viagem rumo a casa, cansados mas com o coração e o espíritos muito cheios do amor de Deus!A nossa vida por Madrid terminou com a despedida da família teresiana no Colégio onde tão bem fomos recebidos, Colégio Jesus Maestro.»

Sara Andrade Baptista MTA Elvas  

Sem comentários: