JMJ - Testemunhos VI


«Uma nova experiência…
Eu participei nas JMJ e adorei poder participar neste grande evento. Acho que foi tudo muito bom incluindo a boa disposição dos nossos responsáveis e colegas. Foi uma semana cheia de coisas inesquecíveis, passámos imenso calor, por vezes até sede.
 Fui para as JMJ com três objectivos: primeiro aumentar as minhas raízes, segundo conhecer pessoas e por último conhecer minimamente Madrid, que infelizmente não consegui concretizar devido a termos ido como Família Teresiana e estarmos a maior parte do dia em actividades através da Família Teresiana. Fomos também a um encontro Teresiano em Ávila onde tivemos uma oração de manhã, pela tarde tivemos Eucaristia e um concerto que foi o máximo até as “freiras” dançavam.
Já em Madrid tivemos um festival com 15 mil pessoas, onde os artistas eram religiosos e religiosas, foi muito engraçado. Tive a sorte de estar a dois passos do Papa, fiquei muito contente.
E foi assim um pouco do que lá vivemos. É uma nova experiência na minha vida que gostaria de repetir… Se algum dia te derem esta oportunidade não a recuses…»


              Sofia Costa MTA Alpalhão




Joana e Sofia (da esquerda para a direita) nas ruas de Madrid


«Viver esta experiência é mais fácil do que descreve-la, pois descreve-la é quase impossível, se não mesmo totalmente.
Ao fim de uma semana tudo aquilo que consigo dizer é foi espectacular, foi uma coisa que contribuiu para o crescimento espiritual não só meu mas  de muita mais gente.
Agora, quando olho para trás, tudo o que me consigo lembrar são as coisas fantásticas que vivemos naquela semana que mobilizou milhares de jovens até à capital espanhola. Podemos ter passado dificuldades, mas tudo o que fica na memória não é isso mas os melhores momentos e sentimentos.
Aquilo que mais me marcou foi a vigília de oração nos quatro ventos, noite em que caiu uma chuvada que ninguém previa, mas como jovens e cristãos que somos, ninguém arredou pé, pois há coisas bem piores do que água, até porque se o papa com uma idade muito mais avançada e muito mais debilidades físicas podia estar ali por nós, nós também lá ficámos por ele. Foi uma das maiores demonstrações de fé que já senti pois nenhum dos milhares de jovens arredou dali pé e mesmo debaixo de chuva continuaram todos a gritar que eram a juventude do Papa, foi simplesmente uma demonstração de fé “ BRUTAL”.
Depois desta semana só posso dizer a quem tiver oportunidade de viver uma experiencia destas que a aproveite ao máximo, pois vale muito a pena passar calor, sede ou mesmo chuva. Porque depois disto, posso dizer que voltava a repetir.
Depois de algum tempo a pensar até saíram algumas palavrinhas, mas estou muito longe de conseguir transmitir tudo o que senti nessa semana.»

            Joana Carrilho MTA Alpalhão

1 comentário:

Estela Caldeira disse...

Gostei bastante de ver aqui relatada parte da experiência que se viveu nas JMJ 2011, mas acho que faltam testemunhos de alguns participantes de Alpalhão...