De Arquiconfraria a Movimento

O Santo Henrique de Ossó, sacerdote espanhol, fundou no último quarto do séc. XIX, a Arquiconfraria de Filhas de Maria e Santa Teresa de Jesus e o Rebanhito do Menino Jesus, associações de jovens e de crianças com carácter apostólico.
Tinham um mesmo objectivo: restaurar todas as coisas em Cristo pela oração, o zelo apostólico e sacrifício, segundo o espírito de Santa Teresa de Jesus.
antigo logotipo
Henrique de Ossó projectou depois uma Irmandade Teresiana Universal para estimular todas as pessoas sem distinção de classes, condições ou sexo a promoverem os interesses de Jesus, como Santa Teresa.
A sua apostólica tem-se mantido viva durante mais de cem anos.
Em  1977 estruturou-se, de acordo com as necessidades actuais, no Movimento Teresiano de Apostolado, cujos Estatutos foram aprovados a 12 de Julho desse mesmo ano pelo “Pontificium Consilium pro Laicis”.
O M.T.A. desde 1969 tinha sido sinónimo nos colégios Teresianos, da Arquiconfraria de Filhas de Maria e Teresa de Jesus.
A partir de 1977, com a aprovação dos seus estatutos, o seu conceito ampliou-se, envolvendo as associações fundadas por Henrique de Ossó.
Integram o movimento:
- as crianças, Amigos de Jesus, que se iniciam no conhecimento e amor de Jesus e no apostolado.
- os jovens que vivem, como grupo de Igreja, a amizade com Cristo.
- os adultos, Comunidades, que aprofundam o seu cristianismo e são apóstolos na sua vida familiar e social.
logotipo actual

Ainda na primeira década do actual século XXI, o M.T.A. iniciou uma revisão e alteração dos seus estatutos. Dentro das pequenas alterações feitas destacam-se a alteração do logótipo, dos termos utilizados para definir cargos dentro do movimento, alguns novos cargos e a alteração do nome para Movimento Teresiano Apostólico.


Quase a completar mais um ano desde a sua origem, em breve, a história do nascimento do nosso movimento, "um movimento religioso inaudito em torno da mulher".

1 comentário:

João Costa disse...

Como coordenador local do MTA de Alpalhão aproveito estes dias para agradecer não só a toda a equipa que faz parte da Equipa Local, como a todos os membros que integram o movimento. Agradeço também a todas as associações e a todas as pessoas que ao longo de tantos anos têm contribuido para que o MTA permaneça na nossa localidade. Convido então todos aqueles que fazem, fizeram ou pretendem fazer parte do MTA a participar na Eucaristia do dia 27, bem como a fazerem uma oração pessoal pelos nossos mestres, por todos aqueles que nos acompanham e pelas nossas assessoras.

Um Muito Obrigado e Parabéns ao MTA