MAIS QUE UM SACERDOTE... (1ªparte)

Henrique de Ossó… padre Henrique… Santo Henrique…ou apenas Henrique, é como tratam aquele homem de carisma forte que está ligado ao MTA e às Irmãs Teresianas. O que não sabem é que foi este Santo, de origem espanhola, que fundou esta Família denominada Teresiana que está localizada não só no centro de Alpalhão, mas também por vários pontos do país, da Europa, da América, da África…

É um homem forte que viveu num tempo de crise e que soube mostrar que com Deus tudo é possível, basta um pensamento, força de vontade e depois…FÉ!
A aldeia de Vinebre, na Catalunha (Espanha), foi o berço de um menino que desde cedo mostrava interesse por Cristo, deixando os jogos e brincadeiras para acompanhar o sacerdote que ia levar a sagrada comunhão aos doentes, e não tinha ninguém para ir anunciando a passagem de Cristo na rua (na altura era tocada um campainha).
A sua vida era simples e bonita. Nos jogos com os amigos, perdia para os que menos sabiam ganharem, deliciava-se a ouvir as histórias de santos que o avô contava de Verão na vinha, e ia à escola. Desde cedo que era apaixonado pelas letras, sonhava em ser professor.
A pensar no futuro do filho mais novo, Jaime, o seu pai, manda-o trabalhar no comércio em casa de um tio aos doze anos. Ele sonhava com um filho comerciante, já sua mãe, Micaela, sonhava com um filho SACERDOTE…
A devoção à Virgem Maria nasceu consigo. Uma vez enquanto trabalhava e estava em casa do tio adoeceu gravemente. Este prometeu-lhe que se se cura-se, iriam agradecer à Virgem do Pilar. Também quando lhe morreu a mãe (aos 14 anos), ele decidiu imitar Teresa (uma santa cuja história a tia lhe tinha oferecido uns anos antes e cuja personalidade e espiritualidade o iam inspirar mais tarde), pedindo a Maria que fosse a sua verdadeira mãe.
Com a morte da mãe permanece na sua cabeça a vontade que ela sempre lhe transmitiu: SER SACERDOTE. Então decide entregar-se a Deus. Envia uma linda carta ao pai e parte para Monserrat, onde mais uma vez junto da Virgem, decide ser sacerdote… “ Serei sempre de Jesus, seu ministro, seu missionário de paz e de amor!”
Entra para o seminário de Tortosa. E dia 6 de Outubro de 1854 (dia relacionado com Maria -Nossa Senhora do Rosário) celebra a sua primeira eucaristia, no mesmo local da sua consagração…Monserrat. Continua a estudar aprofundando sua cultura e espiritualidade e permanece durante mais uns anos como um sacerdote normal.
E digo normal porque a partir de certa altura, começa a querer mais. Acha que é preciso “amar e conhecer mais a Cristo e fazê-lo mais conhecido e amado”. Entre retiros espirituais, catequeses, e as suas funções paroquiais começa a dedicar-se à escrita publicando o semanário “ O Amigo do Povo” , mais tarde a revista “Santa Teresa de Jesus” entre outros.
Mas ainda não lhe chegava. Ele precisava de mais… “ uma obra para a maior glória de Deus”.

Rui Canatario J3

2 comentários:

Anónimo disse...

um grande homem semp sombra de dúvida!! não podiamos ter melhor fundador.

Um exemplo a seguir...

;)

$ofia disse...

Santo Henrique foi o fundador da Companhia de Santa Teresa de Jesus, foi a sua obra maior. Santo Henrique baseou-se no espirito da compania e fundou o MTA.É baseado no carisma de espiritualidade de Santo Henrique que fazesmos as nossas lindas orações. O nosso grande Mestre de oração. É sem dúvida um exemplo a seguir.