"Ele tanto amou que tudo suportou"

Esta não é só uma verdade, uma citação, uma frase que faz pensar e reflectir… é uma chamada de atenção.
Num grupo de jovens, esta frase é aquilo que nos leva a continuar a acreditar que o amor de Cristo é e foi eterno.
Pertence a uma música de Leonardo Gonçalves que foi inspirada no filma da Paixão de Cristo de Mel Gibson.

No Getsêmani foi que meu Jesus orou,
Se entregando ao Pai mais uma vez.
Logo vieram pessoas para o levar
Para a maior das provações
Ele tanto amou tudo suportou.
Ele carregou a nossa cruz.

Vê os cravos nas mãos, seu corpo a sofrer
Naqueles momentos de dor.
Vê o mestre a chorar e foi por você
Que ele mostrou tanto amor.

Os soldados cuspiam no seu rosto nu...
Posso ouvir o clamor da multidão.
E Jesus a olhar aquele céu azul
Pede ao Pai que lhes dê o seu perdão.
Ele tanto amou, tudo suportou.
Ele carregou a nossa cruz.

Vê os cravos nas mãos, seu corpo a sofrer
Naqueles momentos de dor.
Ver o mestre a chorar e foi por você
Que ele mostrou tanto amor.
Ele tanto, tanto me amou.
Ele tudo por mim suportou,
Carregou minha cruz.


Esta letra conta-nos resumidamente a paixão de Jesus, de uma forma simples e muito forte. Destacam-se as frases “Ele tanto amou tudo suportou; Ele carregou a nossa cruz”. Mostra todo o amor de Cristo pelo mundo, que se entregou em sofrimento por pessoas que podem hoje ainda não lhe darem importância. Esta frases são como uma introdução ao refrão, que, por sua vez é como um grito, uma chamada de atenção para o sofrimento daquele homem que nos salvou. Foi por nós que ele carregou uma cruz pesada. Foi por nós que lhe cravaram cravos nos pés e nas mas mãos. Foi por nós que Ele, o nosso mestre, chorou de tanta dor.Todos os maltrataram, os cuspiram e injuriaram, e Ele na sua maior humildade pediu perdão por eles para que o pai tivesse compaixão dos malfeitores que mataram o Seu Filho.
E nós hoje em dia? No contexto real das nossas vidas?? Quando nos mal tratam que fazemos? Perdemos a paciência e somos capaz de fazer ainda pior…
Há ainda que focar a seguintes frases: “Ele tudo por mim suportou,
Carregou minha cruz.” Vai de encontro com o que foi dito atrás. Foi tudo por nós! Mas atenção! Cristo entregou-se e sofreu por nós, mas o que Ele nos pede não é que o recompensemos, Ele não fez aquilo à espera de receber algo em troca. Ele fê-lo para mostrar quem Ele verdadeiramente era, porque a única coisa que Cristo quer de nós é que sejamos humanos. Seres responsáveis e atentos ao mundo no qual habitamos, e não animais e máquinas de guerra e maus vícios. Jesus de Nazaré, o Filho de Deus, o Messias prometido aclamado e depois desprezado, só quer que sigamos os seus ensinamentos. Ele é o nosso mestre e a única coisa que nos pede é que pratiquemos o bem e vivamos em paz. “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” isto basta!


Aquele a quem esta letra não diz nada, não sabe dar a importância à maior festa da igreja católica que se aproxima e que é preparada com quarenta dias de antecedência. Sem compreendermos o sacrifício que Cristo fez para nos salvar perdendo a Sua própria vida, não conseguimos perceber a festa da vida, da alegria, e da luz que foi Esse mesmo Cristo voltar a viver para vir mostrar aos homens do mundo que Ele era verdadeiramente o Rei prometido, que Ele é mesmo o Filho do Criador, e que tudo o que disse e fez é exemplo a seguir.
Acreditem, que sem a Ressurreição de Cristo, hoje possivelmente não haveria igreja pois nunca se podia ter provado que Aquele era mesmo Filho de Deus que na Sua maior glória volto á vida depois de ir ao paraíso. A Páscoa não é só mais uma festa, mas sim a festa. Preparemo-nos para o que se aproxima reflectindo na Paixão do Senhor sem nunca esquecer: “Ele tanto, tanto me amou. Ele tudo por mim suportou, Carregou minha cruz.”

Adaptado da reunião de jovens
Rui Canatário JC

Sem comentários: