Este ano, o MTA decidiu dedicar o dia àquilo que este merecia.
Santa Teresa sempre nos pedia oração, logo não fazia qualquer sentido passar o dia a ela dedicado sem fazer parar e reflectir.
A esta ideia juntou-se outra. Aproveitar o facto de ter o MTA local reunido e fazer uma mini-assembleia local. Com aquilo que não contávamos era que a assembleia fosse mesmo mini e estivesse tão pouca gente, principalmente do ramo dos adultos, as Comunidades. Devido a tanto tempo a aguardar mais membros, a mini-assembleia já se iniciou tarde, mas o que interessa é que se realizou e que tirando o facto da assembleia ser fraca correu tudo como previsto. Apresentaram-se os objectivos da Equipa Nacional para o novo triénio, as actividades locais e nacionais, as contas locais do movimento, e até algumas propostas.
Por falta de membros da Mesa, a representante do jovens Ana B. foi escolhida para acompanhar o coordenador local |
Depois de uma partilha acerca da vida e de algumas frases e textos da santa, o grupo dividiu-se em dois, os mais velhos e os mais novos, e preparam algo para mais tarde mostrar o que trabalharam à tarde. O MTA de Alpalhão agradece desde já à Ir. Fátima do centro de Elvas e à Ir. Manuela do centro de Santo Tirso pelos trabalhos por elas elaborados, serviram-nos em muito de apoio durante esta tarde de aprofundamento de Teresa.
O grupo que esteve presente nos trabalhos também era pequeno o que facilitou a partilha e a interacção entre todos |
Dezoito horas e trinta minutos, uma jovem do MTA subiu ao ambão da Igreja Matriz de Alpalhão e fez a introdução à missa vespertina, desta vez em honra da Doutora da Igreja Teresa de Jesus.
Como era de esperar, a Eucaristia teve um toque especial, característico das celebrações Teresianas. Para além da introdução, o acto penitencial, a homilia (realizada pela Ir. Teresa Sousa), o ofertório, a acção de graças, os cânticos (entoados pelo coro do MTA), a nossa oração, tudo foi direccionado para Teresa de Ávila.
Como habitual, o MTA fez sentir e acentuou a sua presença na Eucaristia através das t-shirts e do lenços do movimento |
" A Santa Teresa é nasceu em Ávila, lálálá..." |
O jogo elaborados pelos jovens foi dos pontos altos do convivio |
Foi um serão muito bem passado com momentos de gargalhadas, de alegria e até de reacções boquiabertas. Foi também desta forma que se encerrou mais um dia de festejos no MTA de Alpalhão. Um longo dia onde Teresa Sanchez de Cepeda y Ahumada nunca foi esquecida, onde Teresa de Jesus foi sempre glorificada, onde Santa Teresa de Ávila foi sempre amada.
Sem comentários:
Enviar um comentário