Com o inicio de cada ano lectivo, os monitores reúnem-se para preparar o ano e ver o que lhes é proposto, mas este ano (2010/2011) tiveram uma grande surpresa visto que a irmã responsável a nível nacional pelos Amigos de Jesus estava a preparar-se para uma grande aventura a caminho de África e não preparou o tema para se trabalhar com as crianças. Assim, meio desamparados mas com uma óptima imaginação os monitores de Alpalhão reuniram-se e criaram eles próprios o seu programa/tema. Deram-lhe como título "Á procura de outro Universo"(o nosso mundo começa a tornar-se chato e maçador com tantas crises, guerras e discussões, então logo para começar, e visto que o futuro do mundo está nos mais novos, era necessário passar a mensagem de um mundo melhor com este titulo).
Numa primeira fase tivemos de fazer a mala para a nossa grande viajem, e antes de partir conhecer o nosso planeta porque não existe só um mundo de televisão, computadores, playstation's, hambúrgueres e pizzas, também existem partes de pobreza como é o caso de África, e foi para aí que fomos em Novembro depois de em Outubro estarmos em Ávila, mês e localidade de Stª. Teresa de Jesus.
Entretanto chegou o Natal e caminhamos até Belém onde viajando numa máquina do tempo vivemos a história do natal no presente.Veio outro ano e foi então que decidimos partir no nosso grande objectivo: encontrar outro Universo.
Ao comando da nossa Lolita (uma lagarta rosa que é a nossa mascote) partimos na nossa aeronave rumo ao primeiro planeta de outro Universo: Henriquelândia. Lá, Stº. Henrique de Ossó é o rei. Foi nesse planeta que conhecemos melhor a sua vida e aquilo que ele nos quis sempre ensinar.
No mês de Fevereiro (mês do doente) aterramos no segundo planeta: Recuperália. Aí percebemos como é importante o papel da ajuda e como os doentes por vezes se sentem sozinhos e desprezados. Foi também neste planeta que conhecemos histórias biblicas como a da filha de Jairo.
No mês seguinte, Março, festejámos o carnaval no planeta da Charangolândia. Conhecemos várias parábolas e fizemos um desfile e uma festa mascarados consoante as parábolas que lemos. Ainda sensibilizados com o planeta anterior, neste desfile visitamos alguns doentes da nossa terra e levamos-lhes uns desenhos feitos por nós, eles agradeceram bastante.
Têm dúvidas? Comentem e percebam o que vamos realmente viver nos próximos dia 7, 8, 9 e 10 de Julho no IV Acampamento Local do MTA de Alpalhão. Lá vai ser a grande meta mas vocês ainda só sabem metade na nossa história... Fiquem atento. Esta história continua...
Sem comentários:
Enviar um comentário