Já há muito programado, o dia dedicado ao nosso coro realizou-se durante esta semana santa. Na terça-feira 18 de Abril, o membros do coro do MTA de Alpalhão reuniu-se para melhor perceber qual o verdadeiro papel do coro na Igreja.
Os trabalhos iniciaram-se de manha cedo no Centro Paroquial, onde foram trabalhas as regras e técnicas de canto.
Já com as gargantas afinadas um lanche tomado, seguimos para a capela de S. Pedro onde falámos acerca da música e do momento. Era necessário perceber de uma vez por todas que cada música tem o seu momento, não é por gostarmos mais ou menos de uma música que a escolhemos para uma momento eucarístico ou de oração, a letra e a suavidade de cada uma permitem-nos decidir este facto.
O tempo chuvoso abriu e permitiu-nos sair da vila e desfrutarmos de um almoço na serenidade e beleza do nosso campo.
De tarde retomamos à capela de S. Pedro, concluímos os trabalhos da manhã e por último tratamos o assunto mais importante do dia: letras e significados. Cantar só por cantar da dá jus ao tema do nosso encontro (Cantar é rezar 2x). É necessário interpretarmos aquilo que vamos dizendo e assim colocar os espírito adequado a cada cântico.
Depois de um lanche e de um “quarto de hora de oração”, realizamos a última tarefa do dia: preparar a Oração de Taizé a realizar à noite.
Tratamos do cenário, revemos os cânticos e fomos a casa para jantar e relaxar um pouco.
Pelas 21h estávamos de regresso ao S. Pedro para uma oração aberta á comunidade. Uma Oração de Taizé, acolhedora, simples e intensa, onde pudemos parar e reflectir sobre o tempo que estamos a viver e aquilo que iremos festejar dentro em breve.
Com bons ensinamentos, convívio, momentos sério e momentos hilariantes, foi um dia bem passado com poucos a participar, mas muitos cumpri objectivos: apostolar no próprio ambiente.
Sem comentários:
Enviar um comentário