M. Teresiano A.

Teresa de Jesus foi uma grande mulher, marcada por uma capacidade Espiritual fora do comum.

Já toda agente deve ter ouvido falar da história de vida desta mulher, uma vida passada em meados do séc. XVI, ao incio...normal, uma menina que brincava muito, principalmente com o seu irmão predilecto Rodrigo, liam muito as vidas dos santos e sonhavam fugir para a terra dos mártires para serem santos.
Ainda muito nova perdeu a mãe, mas agarrada ao amor da mãe celeste seguiu a sua vida. Era uma menina normal, tinha vaidades e paixonetas. O pai colocou-a num colégio interno, o Colégio das Agostinhas da Graça e aí lhe foi crescendo o amor por Jesus através das conversas que tinha com uma das freiras, e, com esse amor a crescer rapidamente, num instante se viu a ler grandes obras com as Epistolas de S. Jerónimo que a decidiram a entrar na vida religiosa.
Já carmelita teve vários episódios milagrosos na sua vida como o Extase, a recepção de um cravo de Jesus, agora seu esposo, a apariçaõ do Menino Jesus, entre outros. Um desses episódio foi também aquele onde um dia depois de comungar sentiu que Jesus lhe dizia para fundar outro convento diferente do da Encarnação (onde estava na altura), e assim fez, fundou o de S. José, o seu amado e querido santo, assim ficou conhecida como fundadora e reformuladora.
Hoje é conhecida como Doutora da igreja devido às inumeras obras que escreveu."As moradas" é a sua obra mais conhecida. Teresa, doada de uma grande espiritulidde, ensinou, ensina, e ensinará a quem a conhecer, a orar e falar com Cristo de forma mais aberta e actual. Com grandes metáforas e "parábolas", ensinanos como nos devemos dirigir a Deus (Castelo Interior), quais são as etapas da oração na nossa vida (Graus da Oração), e muitas outras coisa que escreveu com a dádiva de Deus e os dons do Espírito Santo numa altura em que na Europa se iam formando novas relgiões que fugiam à sua e nossa santa religião.




Foi graças a essa vida e obra que o nosso fundador a escolheu para nossa mestra de oração, para nossa guia, para aquela que nos ajuda a fazer o que ele tanto queria: " Conhecer e amar a Jesus e torna-lo conhecido e amado".
Rui Canatário J3

Sem comentários: